☀ ☃ ✿ ✰ 北海道の美味しい、楽しい、美しい、面白いをはじめ、日本の文化、習慣など、日々の生活を通して紹介してます☺ ♨ ♬ ☕ ⚓

7 de mar. de 2012

Soja

Aceita uma salada de soja com cebola, cenoura, pimentão, salsa... sal, vinagre, pimenta do reino e muito óleo de oliva?

Soja em japonês escreve-se "daizu", "grande leguminosa".
A soja é a matéria prima para produção do tofu, misô, shoyu, nattô... portanto indispensável na alimentação do japonês.
Mas também consumido em forma de grão cozido. Temos muitos produtos pré-cozidos enlatados no mercado, mas não é trabalhoso cozinhar em casa (deixa-se de molho por algumas horas até que os grãos fiquem bem inchados e cozinhar. Se utilizar uma boa panela de pressão, 7 a 10 minutos de cozimento são suficientes para deixá-la macia. Após desligar o fogo, mantenha a panela fechada até cair a pressão.)
A soja é um alimento quase que completo, rico em carbohidrato, gordura, fibra e proteína de excelente qualidade, além de ferro, cálcio, potássio, magnésio, vitaminas etc.
A soja deveria ser mais valorizada como alimento no Brasil, já que o país é um grande produtor, não sendo direcionado quase na sua totalidade para fábricas de óleo e rações.

O meu pai dedicou seus últimos anos de vida em campanhas para a divulgação da soja, dando cursos e palestras em escolas, hospitais e associações comunitárias de Palmas, mostrando seus valores nutricionais e como introduzi-la na alimentação. Ele, um japonês imigrante, não conseguiu terminar o curso primário, teve uma vida muito simples, trocava o L pelo R, mas através de muita leitura era uma pessoa sábia. Amava o Brasil, acreditava na sua potencialidade e não podia aceitar que houvesse subnutrição e fome num país com tantos recursos naturais como o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário