☀ ☃ ✿ ✰ 北海道の美味しい、楽しい、美しい、面白いをはじめ、日本の文化、習慣など、日々の生活を通して紹介してます☺ ♨ ♬ ☕ ⚓

6 de mar. de 2012

Soba, macarrão de trigo sarraceno

O soba é um dos pratos tradicionais do Japão, junto com o udon (macarrão japonês feito com trigo), sushi e tempura. Ele pode ser feito com 100% de trigo sarraceno, ou misturado com farinha de trigo em várias proporções além do ovo, um certo tipo de batata (Dioscorea japonica), algas marinhas, etc. para dar liga.
O macarrão soba é vendido nos mercados na forma seca como o espaguete, mas nos restaurantes especializados o macarrão é sovado todas as manhãs e quando termina a cota do dia, encerra o expediente ou sai do cardápio.
O soba é consumido quente, frio, com ou sem caldo e com vários tipos de complemento.
Uma técnica interessante no cozimento tanto do soba, quanto do udon, é a lavagem em água fria após o cozimento. Despeja-se o soba no escorredor e esfrega-se o soba debaixo da torneira para tirar a viscosidade e deixá-lo firme. Depois deste processo serve-se frio sobre prato com esteira ou quando é servido quente (foto abaixo), o soba é reaquecido antes de colocar no caldo.

Este é um tempura-soba. O soba é um alimento dietético, mas quando vem acompanhado de tempura fica bastante calórico, porém é ótimo.
 手打ち蕎麦 瑞兆 札幌市中央区南4条西20丁目1−18
Gostei também da janela.

Uma curiosidade: tem muitas pessoas com problema de alergia ao soba no Japão. Os restaurantes devem cozinhar o soba em panela própria (não cozinhar udon ou lamen na água de cozimento do soba). O soba não é oferecido em merenda escolar também devido a este problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário