☀ ☃ ✿ ✰ 北海道の美味しい、楽しい、美しい、面白いをはじめ、日本の文化、習慣など、日々の生活を通して紹介してます☺ ♨ ♬ ☕ ⚓

28 de mar. de 2012

Kaiten-zushi

Outro dia tivemos uma ótima notícia: o filho passou no vestibular! Viva!
E fomos comemorar ... comemoração de gente simples.
Como todos da família gostamos de sushi, costumamos ir a um restaurante kaiten-zushi sempre que tem algum evento (visita) ou alguma comemoração, pois é prático, cada um escolhe o que quer comer, é rápido e relativamente econômico.
O kaiten-zushi é um restaurante especializado em sushi, onde os sushis são colocados em pratos diferenciados pela cor conforme o preço de cada um.
Normalmente os sushis baratos são de ovo frito, nattô, salmão, lula, polvo, bonito, sardinha, camarões pequenos, parte vermelha do atum...
Os sushis relativamente caros são de vieira, amêijoa, linguado, congro, enguia...
E os mais caros são camarões grandes como o da foto (botan-ebi), certos tipos de caranguejo, ouriço do mar, parte branca do atum...
Uma curiosidade, como temos muito peixe fresco em Hokkaido, os nossos sushis são de ótima qualidade, mesmo num kaiten-zushi que costuma ser relativamente barato, consegue-se comer muito bem. Em Tókio, usa-se camarão cozido, em Hokkaido só se usa cru.

Os sushis são confeccionados dentro do balcão, à vista dos clientes e colocados sobre uma esteira que circula em torno do balcão. Os clientes vão retirando os sushis com os respectivos pratos. No final, na hora de acertar a conta, vem o funcionário para contar os pratos. Prático, não é?

↓retirado de Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário