☀ ☃ ✿ ✰ 北海道の美味しい、楽しい、美しい、面白いをはじめ、日本の文化、習慣など、日々の生活を通して紹介してます☺ ♨ ♬ ☕ ⚓

27 de dez. de 2012

Fuki-tirimen

Fuki, Petasites japonicus, já foi apresentado em 13/04/2012, na forma jovem, em brotos florais.
Mas o Fuki é mais popular nesta forma de talos. Depois dos brotos florais é que aparecem as folhas (apenas os talos compridos e as folhas grandes arredondadas, o caule é subterrâneo).
E este talo que pode chegar a 2 metros (oco como um canudo), é vendido no mercado em forma fresca na primavera e em forma pré-cozida durante o ano todo e é utilizado para preparar cozidos, sopa de misô ou nesta forma de Tsukudani.
Tsukudani é uma comida muito popular feita de ingredientes variados temperados com shoyu e açúcar.
O Tsukudani da foto é de talos de Fuki e alevinos de sardinha conhecido como "Tirimen".

Tokyo Chocolat Donuts

Tinha guardado este artigo para o Natal porque este donuts estava tão bonitinho e tinha me feito pensar na coroa de Natal, e acabei esquecendo.
É uma bolacha de chocolate com cobertura de merengue e nozes. Um sabor muito rico.

26 de dez. de 2012

Saffron cod ・こまい

Este é um peixe muito popular por ser barato, ter pouca espinha e quase não ter cheiro.
Pesca-se muito em Hokkaido e é aproveitado na produção de embutidos (Kamaboko), ou vendido nos mercados em forma seca para petisco ou semi-desidratado para assar e também como apresento desta vez, em forma de "nuka-zuke", conservado no farelo de arroz e sal.
Alguns falam em lavar para tirar o farelo e o excesso de sal, eu não lavo para não ficar aguado.
Depois de uns 8-10 minutos na grelha, o peixe está assado e delicioso.

O nosso fogão a gás é equipado por uma grelha muito prática que serve para assar o peixe, carne, fatias de batata, beringela ... é rápido e econômico, não necessita pré-aquecer o forno.

Ban-pin

Este é um doce de origem chinesa. Produzido pela casa Jukeihanten, no bairro chinês de Yokohama, província de Kanagawa.
Este bairro chinês de Yokohama, conhecido por Yokohama-chuka-gai é um pedaço da China e como fica dentro da grande Tókio, é muito utilizado quando se quer fazer reuniões com almoços e jantares chineses. 
Este doce foi o primeiro colocado em 2009 no concurso de doces de Kanagawa e é o doce símbolo da província.
O doce de feijão tem um leve aroma de açúcar queimado e tem uma cobertura de nozes crocantes.
Delícia.

Kamaboko

É um produto à base de peixe, um embutido ou salsicha de peixe cozido a vapor.
Um produto de baixa caloria com proteínas de excelente qualidade.
São utilizados peixes de carne branca (Alaska pollock, Chicken grunt, Golden threadfin bream, White croaker, tubarões etc.) para a produção desta tradicional comida japonesa.

Há relatos de que no ano de 1115, o nobre Fujiwara no Tadazane utilizou Kamaboko na recepção de inauguração do seu templo Byodo-in. Como esta é a citação mais antiga de Kamaboko, as empresas relacionadas estipularam o dia 15 de Novembro como o Dia de Kamaboko.

O produto da foto é de Abe Kamaboko, da cidade de Sendai, província de Miyagi em funcionamento desde 1935, ano 10 da Era Showa.
Existem muitos tipos, tamanhos, formatos e formas de consumo do Kamaboko. Estes da foto podem ser consumidos nesta forma, como um lanchinho ou cortados e servidos com shoyu e wasabi ou colocar em cozidos, fritar, refogar, etc.
O Kamaboko aberto chama-se Sasa-kamaboko devido ao formato ser semelhante à folha de Sasa (05/02/2012). Os outros são de sabores de camarão, queijo, folhas de shisô (Perilla frutescens var. crispa) e raiz de lótus, todos deliciosos.

25 de dez. de 2012

O inverno está muito rigoroso

Este inverno está muito frio, aqui não costuma fazer tanto frio nem nevar tanto em Dezembro.
Havia anos que no Natal quase não tinha neve.

O trabalho de limpeza das ruas da cidade e carregamento de neve não está dando conta, e o trânsito por toda a cidade está uma calamidade.

A temperatura agora está 13,3 graus negativos ... em Sapporo chega nesta temperatura em Fevereiro, na época do Festival de Neve.

O clima está bastante estranho de forma generalizada, na semana passada nevou na Tasmânia em pleno verão. 


Cruzou por nós um senhor esquiando.

FELIZ NATAL ・Merry Christmas・メリークリスマス



A todos, um Feliz Natal!

23 de dez. de 2012

White Illumination em dia de Feriado

Hoje, dia 23 de Dezembro é feriado nacional em comemoração ao aniversário do Imperador Akihito, o atual imperador.
Como o feriado cai no Domingo, dia 24 é também feriado de compensação. Temos portanto, neste final de semana, um feriadão de 3 dias.
Somando-se ao feriadão, o Natal e as festas de Final de Ano, o centro da cidade estava muito animado, uma grande euforia. 
O Parque do Odori estava repleto de pessoas pra ver os últimos dias da Iluminação que termina no dia 25.

"Cristal River" com 58mil lâmpadas LED, deve ser visto de cima (tem um observatório), de cujo ângulo pode-se ver cegonhas brancas voando sobre o rio azul cintilante. Mas a fila pra subir no observatório estava muito grande e o frio de 6 graus negativos estava me congelando e desisti, desculpem não poder colocar uma foto melhor.



Aqui é no início do Parque Odori, em baixo da torre de TV, onde está sendo realizada a Feira Anual de  Munique. Era tanta gente que até pra andar estava difícil, nem consegui chegar perto das lojas de comida, bebida, enfeites...

22 de dez. de 2012

Doces de Bibai

Da esquerda é um doce muito popular chamado "Monaka", o da direita é um "Kurumi-moti".
Estes são da cidade de Bibai.


Pelo hábito que existe no Japão de quando se vai fazer uma visita social ou mesmo comercial, de levar um "omiyague" (um presentinho), ou quando volta de uma viagem (particular ou comercial), trazer um "omiyague" aos companheiros do trabalho, da escola ou para a família, em qualquer cidade que se vá encontramos um produto com o nome da cidade.
Às vêzes encontramos alguma coisa típica da região ou uma especialidade da terra.
Mas e quando não tem? Quando não tem nem fábrica de doces?
Mesmo assim, nas estações de trem, aeroportos e hotéis existem bonitos "omiyagues".

Se na embalagem está o nome do local que visitou, é o suficiente.

É uma tradição bonita. Reflete o espírito japonês.
Por exemplo, quando se faz uma visita comercial para pedir um favor ou fechar um negócio, costuma-se entregar o "omiyague", é uma forma de cumprimento.
Quando volta duma viagem de férias, costuma-se trazer "omiyague" aos companheiros do trabalho como uma forma de agradecimento (por ter lhe permitido tirar as férias e por eles terem feito o trabalho no seu lugar) e para demonstrar a consideração que sente por eles.

Stollen

Uma tradição alemã que aos poucos está se tornando popular no Japão.
Já são várias panificadoras produzindo Stollen "originais" nesta época.

Segundo os produtores, na Alemanha, em Dezembro, costuma-se comer uma fatia do Stollen todos os dias até o dia de Natal, desfrutando a alteração do seu sabor que vai amadurecendo dia após dia.



Sistema de segurança para o gás

Sem querer, ontem testei o sistema de segurança do gás (gás de cozinha, GLP).

Ontem de manhã, coloquei uma panela no fogo e fui trabalhar.
Quando cheguei em casa, vi o botão do fogão vermelho (fica vermelho quando aceso), o fogo apagado e uma panela preta e seca sobre o fogão. Só aí é que me lembrei que eu não tinha apagado o fogo. Que perigo!

A foto é do registro de gás, está atrás da casa (o botijão está coberto de neve). A caixa branca do lado do relógio é o sistema de segurança que funcionou desta vez. Quando o gás fica aberto por um certo tempo de forma contínua e uniforme, o sistema de segurança dispara, fechando o registro, acusando vazamento ou esquecimento. Quando o sistema de segurança é acionado, a companhia fornecedora de gás recebe automaticamente o alarme e eles tentam entrar em contato com o consumidor em questão.

No histórico do telefone, vi que a empresa fornecedora do gás ligou para casa três vezes, como ninguém atendeu, um funcionário esteve em casa para ver se estava em ordem, apertou o botão para reabrir a válvula e deixou um bilhete no postinho registrando a visita.

Este sistema dispara também com um grande terremoto.



Outro aparelho de segurança é este que está perto do fogão. Quando há vazamento de gás emite o bip de alerta para o morador, ao mesmo tempo que emite o alarme para a companhia fornecedora de gás.
Este sistema é mantido pela companhia de gás, e a vistoria é feita a cada 5 anos.

Os dois sistemas utilizam a linha telefônica e o primeiro aparelho também registra o consumo de gás para a cobrança mensal.
O gás não é canalizado, é fornecido em botijões (pelo menos na nossa região), mas tem o relógio e regularmente os botijões são trocados (não há necessidade de ir comprar ou telefonar para reabastecer).


Por sorte não havia nada inflamável perto da panela.

Peixes semi-desidratados

Olhem o que eu achei pendurado na garagem de uma casa.
Está um pouco difícil de ver, mas dentro da tela azul estão pendurados os peixes abertos e limpos, devem ser os peixes achatados "righteye flounders" que aqui são chamados de "karei".
Quando a gente pesca destes peixes e quando eles não são muito graúdos, ou quando se encontra no mercado peixes bem frescos, costuma-se colocar para secar que fica excelente.

O processo não é complicado:
Raspar a superfície para tirar a escama.
Excluir a cabeça para facilitar a drenagem.
Fazer um corte para tirar a barrigada e lavar.
Deixar de molho numa salmoura por alguns minutos para salgar.
Pendurar em local arejado até que a superfície fique seca.

Na hora de comer é só dar uma leve assada ou fritar.

O inverno é propício para preparar estes peixes, pois o ar é seco, não tem moscas e poeira e a baixa temperatura impede a putrefação.

Atrás do peixe, as bolas alaranjadas são caquis.

Brigadeiros

Época de Natal, época de festas.
Estes são os brigadeiros que a filha preparou para a festinha de Natal. 
Não podia faltar e fez um grande sucesso entre as amigas.

16 de dez. de 2012

Torta de ruibarbo


Época de faxina.
Limpando o congelador, achei um pacote de ruibarbo que guardei no verão.
Abri uma folha da massa congelada para torta, coloquei o ruibarbo e sobre eles, um creme feito com açúcar, ovo, leite, creme de leite, trigo e maizena.
Muito simples de fazer, mas ficou ótimo.

15 de dez. de 2012

Yubeshi ・ ゆべし

Yubeshi surgiu no Japão no século 12, como uma forma de conservação e transporte de alimentos.
Existem dois tipos de Yubeshi, a iguaria feita à base da fruta cítrica "yuzu" e o doce à base do arroz glutinoso "moti".

O yubeshi da região de Tohoku, pela dificuldade de adquirir o "yuzu", não utiliza este cítrico e é feito de moti com tempero de shoyu e açúcar.
E na  província de Fukushima, o yubeshi é assim triangular, recheado com o doce de feijão.




Imagens do dia e da noite

As árvores de ginko já totalmente desfolhadas com o prédio do Akarenga nos fundos.

Esta é a rua conhecida como a Ekimae-dori, é a rua que vai da Estação de Sapporo em direção ao Susukino. Nesta época ela fica muito bonita com as árvores decoradas.

Pet da amiga

Estava no parque com a minha câmera quando apareceu uma amiga com a  "Cookie".
Olhe que gracinha, ela veio posar pra mim, mas só me deu uma chance, logo saiu correndo e dando 
os pulinhos sapeca.

12 de dez. de 2012

Caqui Daifuku /柿大福

Falando em caqui, olhem este doce de Fukuoka.
Fukuoka fica em Kyushu, no sul do Japão, uma região quente e é um grande produtor de caqui.
Já apresentei em outras ocasiões o doce chamado "Daifuku" que é um moti (massa de arroz glutinoso) recheado com o "An" (doce de feijão ).
Neste Caqui Daifuku, foi adicionado um purê de caqui no doce de feijão. Uma delícia, o recheio parece  um puro caqui desidratado.


Caqui


Encontrei um pé de caqui carregado no quintal de uma casa.
Aquí em Sapporo, como é frio, é muito raro achar um pé de caqui.
As aves vão fazer uma festa, vai ter bastante alimento no inverno.

8 de dez. de 2012

Ornamentos de Natal


São os ornamentos do pinheirinho do Grande Hotel de Sapporo.
Achei bonitinho e fotografei, mas como eles estão expostos ao tempo, estão com manchas de chuva, infelizmente.

5 de dez. de 2012

Hagi-no-tuki / 萩の月


Este doce, Hagi-no-tuki da cidade de Sendai, província de Miyagi, está entre os três mais populares "omiyagues" do Japão. Em primeiro lugar está o Shiroi-koibito de Sapporo (um biscoito bem fino e super-crocante recheado com chocolate) e em segundo lugar está o karashi-mentaiko de Fukuoka (este não é um doce, são ovas de peixe curtidas apimentadas).
Este é um doce super delicado, com uma massa macia e muito leve, recheado com um creme suave, ambos diluem-se na boca...

Tokachi toteppo factory / 十勝トテッポ工房

Na região de Tokachi, mais especificamente na cidade de Obihiro, tem  Tokachi toteppo factory , uma fábrica de doces, rocambole, biscoitos e sorvetes os quais são produzidos utilizando os produtos da terra.
Como a região de Tokachi é uma grande produtora de laticínios, Toteppo criou vários biscoitos, rocamboles e cheese cake com queijo.
O interessante é que eles rotularam cada biscoito com o tipo de queijo, o fabricante e o tempo de envelhecimento do queijo para que as pessoas possam sentir a diferença do sabor, aroma etc. em cada biscoito. Por exemplo, biscoito Korin Domorsow, queijo gouda envelhecido 12 meses, produzido na localidade de Ashoro pela Fazenda Nishikawa.
Bem, sinceramente o meu paladar não é tão aguçado para poder sentir a diferença entre um biscoito feito com um queijo envelhecido 12 ou18 meses, mas o biscoito feito com queijo defumado é bem característico.
E posso dizer que os biscoitos são crocantes, deliciosos e volumosos.



4 de dez. de 2012

White Illumination 2012 - 2


No White Illumination deste ano, as lâmpadas da área do Parque Odori, são abastecidas pela energia do bio-diesel, geradas do óleo de fritura das residências e restaurantes.
No Parque Odori foram instalados 6 geradores para poder suprir toda a necessidade e os organizadores estão pedindo a colaboração do público na coleta do óleo.

Atualmente existem 300 pontos de coleta de óleo por toda a cidade (cooperativas, supermercados, prefeituras, corpo de bombeiro, serviços de saneamento, centros comunitários, etc.).
A coleta, visando a redução do lixo e o reaproveitamento da energia foi iniciado em Sapporo em 2006 com uma coleta de 5.054 litros, 21.395 litros no ano seguinte, passando depois para 41.311 litros, 97.809 litros, 122.943 litros e em 2011 chegou a 131.702 litros.

Pardais, nossos pequenos visitantes

Quando chega o inverno, como Hokkaido fica coberto de neve e a alimentação destas pequenas aves fica escassa, resolvemos colocar um comedouro para elas.
Na verdade, é só pra eu poder observá-las e tentar tirar uma fotos.
O comedouro foi colocado num local muito estratégico, na frenta da janela. Mas estas aves são muito ariscas, qualquer movimento dentro de casa faz com que elas sumam.
Ontem elas chegaram em bando, tem até fila esperando a vez.

28 de nov. de 2012

Painel no TIKAHO 2

A "Kasumi" concluiu o seu trabalho e passei por lá pra ver o resultado.
Ela deixou um painel muito bonito com uma linda mensagem.

Na primeira parte (primeira foto) ela escreve:

As baleias Sperm Whale (Physeter macrocephalus) e os peixes Dolly varden (Salvelinus malma) nadam   pelos mares e rios. Aqui é a nossa casa.

Os gaviões (Haliaeetus albicilla) voam pelos céus de Hokkaido, os cantos das aves ecoam . Aqui é a nossa casa.

Nas matas de White Birch (Betula platyphylla), os ursos procuram as frutas silvestres. Os esquilos brincam com as árvores. As árvores felizes esticam profundamente as suas raízes. Aqui é a nossa casa.






Na última foto ela escreve em letras pequenas, na vertical:

Hokkaido é a nossa casa. Aqui é a casa de todos nós. Hoje e sempre.

Que o céu permaneça sempre límpido.

Que a terra seja sempre fértil para que as árvores e plantas estejam sempre floridas.

Que a lua e as estrelas sempre brilhem neste céu.

Que o vento sempre sopre.

Que todos os seres possam sempre e sempre continuar a viver nesta terra.

25 de nov. de 2012

Conservas de nabo (Takuan)

Como a nossa alimentação é baseada em arroz, aqui se consome muita conserva.
E entre as conservas, o takuan feito de nabo deve ser o mais popular.
Nesta época, os mercados vendem nabos em maço e a preços relativamente baixos para o preparo caseiro do takuan. 
Dizem que antigamente, estas imagens de nabo pendurado eram vistas por todo o canto, hoje já não é tão comum.
Para o preparo do takuan, o nabo é colocado ao sol para murchar durante alguns dias, até que se possa curvá-lo. Depois o nabo é colocado em um grande recipiente junto com sal e farelo de arroz. A desidratação concentra o sabor do nabo. O koji-kin (fungo) do farelo de arroz ajuda a degradar o amido e aumentar o açúcar e também lhe dá uma coloração marrom-amarelada.

Um dos fatores que dificultam o preparo caseiro do takuan, é o seu cheiro...




Festa do Fighters no centro da cidade

O time de beisebol de Sapporo, o Hokkaido Nippon-Ham Fighters que venceu a liga nesta temporada fez o desfile pelo centro da cidade, para a alegria da torcida.
O desfile começou em frente à estação de Sapporo e foi até Susukino, um percurso de 1.300m, juntando um enorme público, estimado em 100.000 pessoas.
Só consegui enxergar de longe.
O Tanaka Kensuke (já falei dele em 23/12/2011) está se desligando do Fighters e tentará a sorte na liga americana, como os outros colegas Darvish e Tateyama que já estão por lá.

Falando em beisebol, o Brasil já ganhou nestes últimos dias, do Panamá 2 vezes e da Colombia 1 vez nas eliminatórias para o WBC 2013. Ví também que tem 3 jogadores brasileiros no time de Tokyo Yakult Swallows e outros em times de grandes empresas japonesas.



Tanaka Kensuke







Eram milhares de voluntários fazendo a limpeza após o desfile... em meia hora, o centro já estava limpinho, como se nada tivesse ocorrido.