É um produto à base de peixe, um embutido ou salsicha de peixe cozido a vapor.
Um produto de baixa caloria com proteínas de excelente qualidade.
São utilizados peixes de carne branca (Alaska pollock, Chicken grunt, Golden threadfin bream, White croaker, tubarões etc.) para a produção desta tradicional comida japonesa.
Há relatos de que no ano de 1115, o nobre Fujiwara no Tadazane utilizou Kamaboko na recepção de inauguração do seu templo Byodo-in. Como esta é a citação mais antiga de Kamaboko, as empresas relacionadas estipularam o dia 15 de Novembro como o Dia de Kamaboko.
O produto da foto é de Abe Kamaboko, da cidade de Sendai, província de Miyagi em funcionamento desde 1935, ano 10 da Era Showa.
Existem muitos tipos, tamanhos, formatos e formas de consumo do Kamaboko. Estes da foto podem ser consumidos nesta forma, como um lanchinho ou cortados e servidos com shoyu e wasabi ou colocar em cozidos, fritar, refogar, etc.O Kamaboko aberto chama-se Sasa-kamaboko devido ao formato ser semelhante à folha de Sasa (05/02/2012). Os outros são de sabores de camarão, queijo, folhas de shisô (Perilla frutescens var. crispa) e raiz de lótus, todos deliciosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário