☀ ☃ ✿ ✰ 北海道の美味しい、楽しい、美しい、面白いをはじめ、日本の文化、習慣など、日々の生活を通して紹介してます☺ ♨ ♬ ☕ ⚓

22 de dez. de 2012

Sistema de segurança para o gás

Sem querer, ontem testei o sistema de segurança do gás (gás de cozinha, GLP).

Ontem de manhã, coloquei uma panela no fogo e fui trabalhar.
Quando cheguei em casa, vi o botão do fogão vermelho (fica vermelho quando aceso), o fogo apagado e uma panela preta e seca sobre o fogão. Só aí é que me lembrei que eu não tinha apagado o fogo. Que perigo!

A foto é do registro de gás, está atrás da casa (o botijão está coberto de neve). A caixa branca do lado do relógio é o sistema de segurança que funcionou desta vez. Quando o gás fica aberto por um certo tempo de forma contínua e uniforme, o sistema de segurança dispara, fechando o registro, acusando vazamento ou esquecimento. Quando o sistema de segurança é acionado, a companhia fornecedora de gás recebe automaticamente o alarme e eles tentam entrar em contato com o consumidor em questão.

No histórico do telefone, vi que a empresa fornecedora do gás ligou para casa três vezes, como ninguém atendeu, um funcionário esteve em casa para ver se estava em ordem, apertou o botão para reabrir a válvula e deixou um bilhete no postinho registrando a visita.

Este sistema dispara também com um grande terremoto.



Outro aparelho de segurança é este que está perto do fogão. Quando há vazamento de gás emite o bip de alerta para o morador, ao mesmo tempo que emite o alarme para a companhia fornecedora de gás.
Este sistema é mantido pela companhia de gás, e a vistoria é feita a cada 5 anos.

Os dois sistemas utilizam a linha telefônica e o primeiro aparelho também registra o consumo de gás para a cobrança mensal.
O gás não é canalizado, é fornecido em botijões (pelo menos na nossa região), mas tem o relógio e regularmente os botijões são trocados (não há necessidade de ir comprar ou telefonar para reabastecer).


Por sorte não havia nada inflamável perto da panela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário