☀ ☃ ✿ ✰ 北海道の美味しい、楽しい、美しい、面白いをはじめ、日本の文化、習慣など、日々の生活を通して紹介してます☺ ♨ ♬ ☕ ⚓

16 de fev. de 2012

Shishamo

A cidade de Mukawa tornou-se muito popular depois que o descendente desta cidade, o professor Akira Suzuki da Universidade de Hokkaido ganhou o Prêmio Nobel de Química em 2010. 
Cá entre nós, moradores de Hokkaido e principalmente quem aprecia este peixinho de aproximadamente 15 cm, quando se fala em Shishamo (Spirinchus lanceolatus), pensa em Mukawa e vice-versa. Em 1995 o Shishamo foi decretado o peixe da cidade de Mukawa. 
Este também é um peixe do mar que volta para os rios para a desova, como o salmão, e só é capturado nesta região de Mukawa que fica no litoral sul de Hokkaido.
O peixe da foto está pronto para ser consumido, completamente desidratado, secado ao sol, sem tempero algum e pode-se come-lo inteiro desde a cabeça. 
É comum encontrarmos o Shishamo nos mercados na forma semi-desidratada, aqui costumamos chamar itiya-boshi (secado por uma noite), para ser assado na grelha que fica muito gostoso.
Os peixes pequenos são consumidos inteiro, sem tirar a cabeça, a espinha nem as vísceras, mesmo quando preparamos tempura ou empanamos em forma de milanesa, o que facilita o trabalho da cozinha e torna-se um prato rico em cálcio.
 Outro produto muito gostoso de Mukawa é este Takokun, polvo desidratado. Ele tem um cheirinho de mar e o sabor está super concentrado, quanto mais se mastiga, mais sente o sabor do polvo.
Dois produtos super-naturais e saudáveis de Mukawa, Hokkaido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário