☀ ☃ ✿ ✰ 北海道の美味しい、楽しい、美しい、面白いをはじめ、日本の文化、習慣など、日々の生活を通して紹介してます☺ ♨ ♬ ☕ ⚓

3 de fev. de 2012

Setsubun ・ Mamemaki ・ Eho-Maki

Este país é cheio de tradições, mitos, eventos... é muito interessante!
Hoje, dia 3 de Fevereiro, um dia antes do início da primavera comemora-se o Setsubun.
O termo setsubun, literalmente significa a divisão das estações e era comemorado no início das quatro estações, porém após a Era Edo, só permaneceu o da primavera. Acredita-se que nas mudanças de estações, o homem fica propício a doenças. E para espantar os males, nasceram vários rituais para comemorar a data.
Um dos rituais muito praticado é o Mamemaki. Mame (feijão, soja, grão), maki (jogar, atirar, esparramar).
Uma pessoa coloca a máscara do diabinho e torna-se o alvo dos tiros de feijão. Ao atirar os feijões, fala-se: 'oniwa-soto, fukuwa-uti'. Oni (diabinhos), soto (para fora), fuku (fortuna), uti (para dentro). Os grãos são atirados de forma simbólica para purificar a casa dos espíritos malignos. Depois de atirados os grãos, cata-se e come-se a quantidade referente à idade. E dependendo da região, um por cada ano de vida e mais um pelo ano que inicia para que traga boa sorte.
O Mamemaki é um evento muito praticado nas creches, jardins de infância, escolas, onde as crianças desenham e pintam as máscaras com toda a criatividade que têm direito, colocam-nas na cabeça e saem atirando os feijões contra os coleguinhas. É uma grande farra. Depois desta atividade as crianças voltam da escola muito eufóricas.
Em Hokkaido e em algumas outras regiões costuma-se utilizar o amendoim, porém, na maior parte do Japão usa-se a soja torrada. O amendoim com casca é mais higiênico e fácil de catar. Mas por favor, não atire com muita força contra o meu rosto porque dói...
Abaixo o kit muito popular encontrado nos supermercados nesta época.

Outro ritual é comer o Eho-Maki sem cortar e calado virado na direção da sorte do ano da bússola (este ano é nor-noroeste). Este é um típico makizushi (rolo de arroz revestido de algas marinhas recheado de ovo, pepino, cogumelo shiitake etc.), mas atualmente existem no mercado vários tipos de rolo como o rocambole ... pegando carona na onda do Eho-Maki.
Comer sem cortar significa não cortar a sorte.
Comer calado é para não se desconcentrar (deve-se comer até o final mentalizando o desejo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário