Vocês já devem ter visto um boneco com esta carinha, não?
Este é o DARUMA, o boneco que representa a posição sentada (za-zen) do fundador do Zen, o mestre Bodhidharma. Diz a lenda que o mestre Daruma perdeu os braços e as pernas por ficar muitos anos escondido numa gruta meditando e sem utilizá-los.
Normalmente os bonecos Daruma são de coloração vermelha, arredondados (ovalados) e com bigode e barba mas com os olhos totalmente brancos. Quando há um desejo ou uma meta a ser alcançada, pinta-se um olho (normalmente o esquerdo) fazendo-lhe o pedido. Quando o desejo for alcançado, o outro olho será pintado. O Daruma só com um olho deve ser colocado em local bem visível para que ele sirva para recordar o esforço que deve ser feito para que o objetivo seja alcançado.
Os bonecos Daruma têm o centro de gravidade baixo, perto da base arredondada o que permite que eles voltem à posição vertical mesmo que tente colocá-los deitados. Isto representa simbolicamente o otimismo, a persistência e a determinação.
Ao se desfazer do boneco Daruma, este não deve ser descartado como um lixo qualquer, aliás, todo e qualquer boneco com formato humano, devem ser levados aos jinjas para serem cremados no Dondo Yaki (postado em 2011/02/13).
9 de fev. de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário