☀ ☃ ✿ ✰ 北海道の美味しい、楽しい、美しい、面白いをはじめ、日本の文化、習慣など、日々の生活を通して紹介してます☺ ♨ ♬ ☕ ⚓

9 de fev. de 2012

Daruma

Vocês já devem ter visto um boneco com esta carinha, não?
Este é o DARUMA, o boneco que representa a posição sentada (za-zen) do fundador do Zen, o mestre Bodhidharma. Diz a lenda que o mestre Daruma perdeu os braços e as pernas por ficar muitos anos escondido numa gruta meditando e sem utilizá-los.
Normalmente os bonecos Daruma são de coloração vermelha, arredondados (ovalados) e com bigode e barba mas com os olhos totalmente brancos. Quando há um desejo ou uma meta a ser alcançada, pinta-se um olho (normalmente o esquerdo) fazendo-lhe o pedido. Quando o desejo for alcançado, o outro olho será pintado. O Daruma só com um olho deve ser colocado em local bem visível para que ele sirva para recordar o esforço que deve ser feito para que o objetivo seja alcançado.
Os bonecos Daruma têm o centro de gravidade baixo, perto da base arredondada o que permite que eles voltem à posição vertical mesmo que tente colocá-los deitados. Isto representa simbolicamente o otimismo, a persistência e a determinação.
Ao se desfazer do boneco Daruma, este não deve ser descartado como um lixo qualquer, aliás, todo e qualquer boneco com formato humano, devem ser levados aos jinjas para serem cremados no Dondo Yaki (postado em 2011/02/13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário