☀ ☃ ✿ ✰ 北海道の美味しい、楽しい、美しい、面白いをはじめ、日本の文化、習慣など、日々の生活を通して紹介してます☺ ♨ ♬ ☕ ⚓

5 de fev. de 2012

Kumazasa (Sasa veitchii)


É uma gramínea (Poaceae), subfamília dos bambus, uma planta herbácea muito comum em Hokkaido.
Na primavera são colhidos os seus brotinhos que despontam do solo e são vendidos pelo nome de takenoko (broto de bambu). Em Hokkaido, quando se fala takenoko, referem-se a estes brotinhos, pois em Hokkaido não crescem os bambus propriamente dito. 
No Japão, as folhas desta planta já eram usadas há muito tempo para envolver certos tipos de comida à base de arroz  (timaki, sasa-zushi, sasa-dango) devido à sua propriedade bactericida e anti-séptica. 

 Na loja Tokyu Hands encontrei uma novidade.
A cidade de Ashoro de Tokachi veio trazer um produto diferente.
Um chocolate (já que estamos em época de St. Valentine's Day) com extrato de kumazasa.
Segundo o folheto que acompanha o produto, as propriedades medicinais da planta são: proteção do aparelho digestivo contra os ácidos gástricos, ação contra a gengivite e mau hálito devido à propriedade bactericida e melhorando o fluxo sanguíneo, melhoramento dos problemas de prisão de ventre, etc.
É um chocolate que vai derretendo na boca e no final fica um gostinho amargo, próprio do kumazasa.
Segundo o vendedor, quem sofre com prisão de ventre, um cubinho de chocolate por dia melhora o funcionamento do intestino e consequentemente deixa a pele mais bonita.
 Balas com extrato de kumazasa.
As cidades do interior de Hokkaido (outras províncias também) têm grande problema com evasão da população, principalmente dos jovens. Segundo o vendedor, ele que é nascido na cidade de Ashoro,
depois de se formar, tornou-se assalariado e foi trabalhar em Tokio. E nos 25 anos que esteve fora, a população da cidade reduziu para metade. Ficou alarmado com a situação e retornou para Ashoro para trabalhar com projetos para segurar os jovens na cidade, criando empregos, agroindústrias, pesquisando novos produtos que possam representar a cidade, etc. E o extrato de kumazasa é um dos resultados deste trabalho. 
Vamos valorizar a pesquisa local e as pequenas iniciativas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário