☀ ☃ ✿ ✰ 北海道の美味しい、楽しい、美しい、面白いをはじめ、日本の文化、習慣など、日々の生活を通して紹介してます☺ ♨ ♬ ☕ ⚓

29 de fev. de 2012

Sakê ・ Nabeshima



Nabeshima, um delicioso sakê da província de  Saga.
Este sakê é adocicado, levíssimo, desce redondinho e tem um suave aroma do koji-kin (fungo de arroz) utilizado para a fermentação. Tem 15 grau de álcool mas não aparenta, é muito suave. Os produtos desta linha são muito procurados e estão sempre esgotados.
Fukuchiyo Shuzo é uma pequena fábrica artesanal, com produção anual de 81.000 litros de sakê que existe desde o final da era Taisho (por volta de 1925). 
A marca comercial Nabeshima foi lançada no mercado em 1998, após o qual vem recebendo vários prêmios nacionais e internacionais. 
Nos últimos anos, graças às campanhas de degustação e promoções de venda pelo exterior, o sakê e o shoutyu (bebida destilada, com teor alcoólico de até 45 grau) estão conquistando bastante espaço internacionalmente.

O sakê japonês tem uma característica interessante, ele é consumido tanto gelado, quanto aquecido (45~55 grau Celsius), dependendo da temperatura, acentua-se o aroma ou o sabor.

No Japão, a palavra sakê num sentido amplo significa bebida alcoólica de forma geral (qualquer bebida que contenha mais que 1% de álcool enquadra-se como sakê segundo a legislação tributária japonesa), mas no sentido restrito, refere-se a esta bebida originária da fermentação do arroz.

Só por curiosidade, o consumo de bebida alcoólica (inclusive do cigarro) só é permitido a partir da maioridade que é 20 anos.

28 de fev. de 2012

Repolho conservado na neve


É um repolho como outro qualquer, mas a diferença é que este é mais doce.
Este foi colhido no outono e conservado debaixo da neve até ir ao mercado.

Este método de conservação surgiu por acaso.
No outono de 1968, quando deveria ser feita a colheita do repolho, houve uma grande queda de preço e o produto ficou na lavoura sem ser colhido.
Na primavera seguinte, pelo contrário, houve falta de verdura em geral e o preço subiu. E o repolho que estava sob a neve, além de estar intacto, estava mais adocicado.
A região central de Hokkaido, onde fica a cidade de Wassamu, produtora deste repolho, chega a atingir 30 graus negativos, mas a neve funciona como um isolante térmico, conservando o repolho numa temperatura estável, próxima de 0 grau.

Às baixas temperaturas, os vegetais transformam o amido em açúcares para se protegerem do frio e evitarem o congelamento o que os tornam mais doces.

Outra verdura que está sendo produzida em Hokkaido aproveitando esta propriedade é o espinafre do frio. As sementes são plantadas no outono dentro das casas de vegetação, depois dos espinafres crescidos abrem-se as casas de vegetação para expô-los ao frio. As folhas ficam crespas, com o aspecto próprio dos danos pelo frio, mas ficam mais saborosas. Quando achar o espinafre, acrescento a foto.

26 de fev. de 2012

Bicicleta para neve


Esta é a bicicleta usada aqui em Hokkaido para rodar na neve, a bicileta em si é uma mountain bike simples sem suspensão, mas os pneus possuem tarrachas cravadas. Segundo o proprietário, o pneu dianteiro tem 210 tarrachas e o traseiro tem 240, e quanto mais tarrachas tiver, mais caro é o pneu.

Às vezes encontramos bicicletas rodando na neve com pneu normal de verão, mas é muito perigoso, tanto para o ciclista quanto para os pedestres.

25 de fev. de 2012

Álamo, Popla, Choupo

Hoje fizemos uma corridinha (21km) até a fileira de álamo.
Esta é a famosa fileira de Popla da Universidade de  Hokkaido, um outro ponto turístico de Sapporo.
No inverno as plantas estão sem folhas e com um aspecto sombrio, mas na primavera e no verão elas são muito bonitas e vigorosas. A coloração verde escura, o porte ereto, os ramos balançando ao vento e o céu azul aos fundos ... é o conjunto que os turistas esperam encontrar quando vêm para Hokkaido.

24 de fev. de 2012

Um mundo cor de prata

Foi grande a nevada de ontem para hoje.
Vejam que efeito lindo.
Uma parte do Parque Odori com um pedacinho da torre de TV.

Um dos pontos turísticos de Sapporo, o Relógio.
O prédio foi construído em 1878 na antiga Escola de Agricultura (atual Universidade de Hokkaido) e servia como um ginásio esportivo. Em 1906 o prédio foi adquirido pela cidade de Sapporo e foi transferido para o atual endereço.

Próximo ao meio dia saiu um sol gostoso, os raios já eram tão agradáveis como de um sol de primavera. 
Este é o Akarenga, o antigo prédio do governo, também o ponto turístico do centro da cidade, construído em 1888 no estilo neo-barroco. O interior está aberto à visitas e também está muito bem conservado e bonito. Numa outra oportunidade quero fotografar a parte interna.

Bibai ・ JR

Domingo fiz uma pequena viagem utilizando o trem JR (Japan Railway).
Fui para a localidade de Bibai, uma cidade que fica a 60km ao norte de Sapporo.
Bibai é uma das cidades que cresceram devido à exploração de carvão mineral, chegando a ter uma população de 90.000 habitantes no seu auge de produção em 1950. Mas, com o final do ciclo do carvão, a população vem reduzindo gradativamente. Em 2010 haviam pouco mais de 26.000 habitantes.
Atualmente Bibai se destaca pela produção de aspargo, frangos de corte e indústria de plásticos.
A comida famosa de Bibai é o Bibai Yakitori (espetinho de frango grelhado).  Enquanto que os yakitoris comuns são feitos com carne da coxa, este de Bibai é feito com miúdos de frango (moela, coração, fígado, ovas, pele etc.).


Extrapolei falando sobre a cidade de Bibai, mas o que eu queria mostrar eram alguns dos trenzinhos JR.
Olhe que simpático este trem vermelho. É o modelo 711, está em circulação desde 1968 e é o primeiro trem elétrico de Hokkaido. Sua velocidade chega só a 110 km/h, portanto é utilizado como trem comum   e são poucos os que ainda estão em operação.

Um modelo que está em circulação desde 1976 e é um dos mais comuns, circulando por quase todo o Japão.
Quiz mostrar com esta foto, o tamanho do comboio. Só um vagão.
É comum vermos pelo interior de Hokkaido um trem desta proporção circulando nas regiões de pouca densidade demográfica, parando nas estações sem nenhum funcionário, como na foto abaixo.
No trem, o maquinista é também o cobrador.


23 de fev. de 2012

Aniversário

Ontem, dia 22 foi o aniversário da filha, completou 16 anos.
Normalmente eu asso o bolo em casa, mas o problema é que sempre acabo fazendo um bolo grande.
E neste período de dietas não convinha pôr na mesa um bolo de 25cm de diâmetro coberto de chantilly.
Apesar de que a filha gosta é de um bolo simples de morango com chantilly.

E então, corri para uma confeitaria que tem uns doces lindíssimos, uns chocolates finíssimos e deliciosos.
Achei um mini-bolo (10cm de diâmetro) de chocolate feito no capricho.
O nome do bolo é SAMBA. A loja está sempre com BGM de MPB. Um dia ainda vou perguntar porque o nome deste bolo de chocolate é samba. Este é um bolo tipo mousse, muito leve com chocolate meio amargo, chocolate branco e creme com aroma de baunilha. Não é muito doce mas tem o sabor de chocolate muito consistente e encorpado. Adorei! Adoramos!

Patisserie Petit Chocolat


20 de fev. de 2012

Pescaria (wakasagi-tsuri)

Domingo foi dia de pescaria da turminha. Infelizmente não participei devido a um outro compromisso, mas gosto muito desta brincadeira e pedi as fotos para poder apresentar mais esta atração do inverno de Hokkaido. Em meados de Janeiro, começam a congelar vários rios e lagos de Hokkaido e aí inicia a temporada da pesca de wakasagi (Hypomesus nipponensis).
A pescaria foi na periferia de Sapporo, um local de muito fácil acesso, com estacionamento etc., portanto pode-se ver que lá nos fundos está cheio de barracos, todos de pescadores.
Tinha nevado de madrugada, mas fez um dia muito bonito. A temperatura estava baixa, em torno de 10 graus negativos, mas sem vento e muito agradável, segundo os participantes.
 Perfurando a camada de gelo que deveria ter em torno de 20 cm.
 A comodidade do barraco.
 Fritando o peixe.
Olhem que delícia. Como é fresquinho, costumamos comer este peixe inteiro, os ossos e as vísceras não incomodam. Mesmo criancinhas gostam e devoram este peixe.
Quando o mar não está pra peixe... ou se cansou de pescar, tem as opções das pipas, fazer bonecos de neve, guerrinhas de bolas de neve, etc.

18 de fev. de 2012

Boneco de neve

Coincidindo com o período do Festival de Neve, que é quando recebemos muitos turistas, foi feito um enorme boneco de neve em frente ao antigo prédio do governo de Hokkaido. O boneco tem quase 3 metros de altura e o boneco em si estava sendo uma grande atração.
Turistas que chegam de regiões quentes, ficam  encantados vendo um boneco de neve de verdade.
Uma idéia muito simpática.

16 de fev. de 2012

Shishamo

A cidade de Mukawa tornou-se muito popular depois que o descendente desta cidade, o professor Akira Suzuki da Universidade de Hokkaido ganhou o Prêmio Nobel de Química em 2010. 
Cá entre nós, moradores de Hokkaido e principalmente quem aprecia este peixinho de aproximadamente 15 cm, quando se fala em Shishamo (Spirinchus lanceolatus), pensa em Mukawa e vice-versa. Em 1995 o Shishamo foi decretado o peixe da cidade de Mukawa. 
Este também é um peixe do mar que volta para os rios para a desova, como o salmão, e só é capturado nesta região de Mukawa que fica no litoral sul de Hokkaido.
O peixe da foto está pronto para ser consumido, completamente desidratado, secado ao sol, sem tempero algum e pode-se come-lo inteiro desde a cabeça. 
É comum encontrarmos o Shishamo nos mercados na forma semi-desidratada, aqui costumamos chamar itiya-boshi (secado por uma noite), para ser assado na grelha que fica muito gostoso.
Os peixes pequenos são consumidos inteiro, sem tirar a cabeça, a espinha nem as vísceras, mesmo quando preparamos tempura ou empanamos em forma de milanesa, o que facilita o trabalho da cozinha e torna-se um prato rico em cálcio.
 Outro produto muito gostoso de Mukawa é este Takokun, polvo desidratado. Ele tem um cheirinho de mar e o sabor está super concentrado, quanto mais se mastiga, mais sente o sabor do polvo.
Dois produtos super-naturais e saudáveis de Mukawa, Hokkaido.

15 de fev. de 2012

Arranjo floral com hortências

Olhem que trabalho lindo, olhem a delicadeza e a cor das flores de hortências.
Ganhamos de um agricultor da localidade de Chitose, feito com materiais do próprio quintal.
Preciso aprender as técnicas para produzir flores secas, conservando esta tonalidade e textura das pétalas.

14 de fev. de 2012

St. Valentine's Day (2)

Só uma parte (a metade) do que a menina trouxe pra casa, o resto ela já comeu na escola.
Tudo trabalho artesanal das amigas. Biscoitos, fatias de bolo inglês, cup cake ... muito caprichados e embalados também no capricho.
Quando chega nesta época, a secção de embalagem das lojas de 100 yenes fica repleta destes saquinhos e materiais de embalagem lindíssimos.

13 de fev. de 2012

St. Valentine's Day

Amanhã, dia 14 de Fevereiro é o dia do São Valentino, o dia dos namorados em vários países.
Aqui no Japão a comemoração evoluiu de um modo um pouco diferente. O hábito iniciou a partir do final da década de 70, no qual as mulheres presenteiam os homens, principalmente com chocolate (mas podem ser biscoitos, tortas, gravatas, etc.) e é considerado como uma oportunidade delas demonstrarem os seus sentimentos.
Outra característica do St. Valentine's Day do Japão: os chocolates não se limitam aos amores. Os presentinhos podem ser para os amigos, coleguinhas do trabalho, da escola, ídolos, artistas etc. As mulheres costumam também presentear as amigas como uma demonstração de carinho ou apenas troca-troca.
A comemoração do St. Valentine's Day no Japão não está ligada ao cristianismo, este evento é resultado de muito trabalho de marketing dos fabricantes de chocolate e das lojas de departamento. Calcula-se que nesta data é consumido em torno de 20% do total de chocolate consumido em um ano.
As confeitarias iniciaram outra campanha em meados de 1980, desta vez com o nome de White Day, que é no dia 14 de Março. Nesta data, os homens fazem a devolução dos presentes que receberam, normalmente com biscoitos ou tortas.

Estes biscoitos são uma parte dos que a filha assou para distribuir no colégio entre os amigos e amigas.

12 de fev. de 2012

Enviando flores e mensagens para Tohoku 『北海道から花とエールを東北へ』


Logo fará um ano que houve o terremoto de Tohoku, ainda muitas pessoas vivem em condições precárias e com insegurança devido a problemas de emprego, indenização, saúde, emocional etc.

Pela iniciativa do grupo Flower Communications de Hokkaido, junto com a Cruz Vermelha estará sendo enviado flores e mensagens às 2300 famílias abrigadas em casas pré-fabricadas de Rikuzen Takada-shi em Iwate.
As flores, um pequeno arranjo floral, serão fornecidas pelo grupo Flower Communications, as quais serão acompanhadas por um cartãozinho com uma mensagem. E foi montado um stand na passarela Odori-Sapporo para que a comunidade possa participar escrevendo as mensagens. As pessoas que deixarem a mensagem ainda recebem uma flor de gérbera de recordação.
As flores serão distribuídas na cidade de Rikuzen Takada-shi com o apoio da Cruz Vermelha e grupo de voluntariado local.

Esperamos que as vítimas do desastre de Tohoku possam recuperar o mais rápido possível os seus ritmos normais de vida.

11 de fev. de 2012

Atrações do Festival de Neve

Existem várias atrações, para todas as idades, para curtirem o Festival de Neve.
Abaixo, algumas das atrações do Parque Odori.
A pequena Maria-Fumaça está sempre com uma grande fila de espera.
O escorregador de gelo que também atrai muita gente pequena está em vários locais do Parque Odori.
No Parque Tsudomu estão os escorregadores maiores feitos em neve.
 E muitas barraquinhas de comida. Tem comidas típicas de Hokkaido,  comidas de várias regiões do Japão e olhem, até uma barraquinha brasileira, com churrasco, linguiça e quentão. Eles vieram de Hamamatsu especialmente para o Festival de Neve trazendo a novidade. Experimentei o quentão, que estava muito quentinho e doce, foi ótimo para me aquecer.
No Parque Odori 11chome, onde estão os monumentos do Concurso Internacional estão também as barracas de vários países com comidas, bebidas e objetos.
No Parque Odori 1chome foi criada uma pista para skate. A pista está em funcionamento desde o dia 30 de Janeiro e vai até o dia 12 de Fevereiro, paga-se 500yenes (300yenes para crianças) para utilizar a pista e o aluguel da botinha já está incluso na tarifa.

10 de fev. de 2012

Concurso Internacional dos Monumentos de Neve

No Parque Odori 11chome, com participação de 16 times de vários países, foi realizado o Concurso Internacional dos Monumentos de Neve. Ontem, dia 9, foi a divulgação dos vencedores e em primeiro colocado ficou o time de Hong Kong.
Em segundo colocado o time da Suécia.
Abaixo alguns dos monumentos.
Índia
Coreia do Sul
Lituânia
Malásia
Nova Zelândia
Chile
Finlândia
Havaí
Taipei
Tailândia

9 de fev. de 2012

Daruma

Vocês já devem ter visto um boneco com esta carinha, não?
Este é o DARUMA, o boneco que representa a posição sentada (za-zen) do fundador do Zen, o mestre Bodhidharma. Diz a lenda que o mestre Daruma perdeu os braços e as pernas por ficar muitos anos escondido numa gruta meditando e sem utilizá-los.
Normalmente os bonecos Daruma são de coloração vermelha, arredondados (ovalados) e com bigode e barba mas com os olhos totalmente brancos. Quando há um desejo ou uma meta a ser alcançada, pinta-se um olho (normalmente o esquerdo) fazendo-lhe o pedido. Quando o desejo for alcançado, o outro olho será pintado. O Daruma só com um olho deve ser colocado em local bem visível para que ele sirva para recordar o esforço que deve ser feito para que o objetivo seja alcançado.
Os bonecos Daruma têm o centro de gravidade baixo, perto da base arredondada o que permite que eles voltem à posição vertical mesmo que tente colocá-los deitados. Isto representa simbolicamente o otimismo, a persistência e a determinação.
Ao se desfazer do boneco Daruma, este não deve ser descartado como um lixo qualquer, aliás, todo e qualquer boneco com formato humano, devem ser levados aos jinjas para serem cremados no Dondo Yaki (postado em 2011/02/13).

8 de fev. de 2012

Sawa

Conhecem Sawa Homare?
A campeã mundial de futebol feminino com a seleção japonesa na Copa Mundial de Futebol da Alemanha em 2011?
Ela ganhou também o prêmio MVP (Jogador Mais Valioso), o prêmio Bola de Ouro da FIFA como melhor jogadora do torneio (concorrendo com a Marta do Brasil e Abby Wambach dos EUA) junto com o Messi do Barcelona, a Chuteira de Ouro marcando 5 gols no campeonato e o prêmio Fair Play.
Ela joga atualmente no INAC Kobe Leonessa da L. League (Liga Japonesa de Futebol Feminino) na posição de meio campo, atuando muitas vêzes como volante.
Palavras da Sawa:  "O sonho não é para ser sonhado, é para ser concretizado."
Muito suor, muita dedicação e profissionalismo para concretizar o grande sonho. Parabéns Sawa!

6 de fev. de 2012

Festival de Neve

O Festival de Neve iniciou hoje e já de manhã tirei algumas fotos para lhes mostrar.
Estes são apenas alguns dos monumentos. 
Dream 9, Toriko x One Piece
Réplica do Castelo de Tsuruga, localizado na cidade de Aizu em Fukushima.
Réplica de Taj Mahal localizado em Agra, Índia.
Museu do Palácio Nacional localizado em Taipei, no norte da ilha de Taiwan. (em gelo)
 
Be Magical! Tokyo Disney Resort  
Aquário de Neve~ Um Presente do Mar
Rampa de exibição de Snow Board
Castelo de Sonhos dos Animais, desenhado por uma estudante do terceiro ano do primário residente na região de Tohoku, localidade fortemente danificada pelo terremoto do dia 11 de Março. (em gelo)