☀ ☃ ✿ ✰ 北海道の美味しい、楽しい、美しい、面白いをはじめ、日本の文化、習慣など、日々の生活を通して紹介してます☺ ♨ ♬ ☕ ⚓

23 de ago. de 2012

Frutas da época, pêssego

A província de Fukushima é grande produtora de pêssego.
Quando o meu marido vai pra lá nesta época, obrigatoriamente traz pra nós uma caixa de pêssego delicioso. O pêssego é uma fruta delicada e muito cara, utilizado muito para presente, como a uva e o melão. Este pêssego tem aproximadamente 300 gramas, nos mercados eles custam ¥200 cada, nas lojas de departamento são vendidos frutos ainda maiores pelo dobro do preço.
Mas observem que estas frutas estão um pouco machucadas, são as frutas fora de padrão, classe B, vendidos por ¥500  a caixa (só comercializado na região produtora).
O grande problema no Japão é a fatia perdida por descarte na classificação dos produtos agrícolas. Dizem que o consumidor é exigente, mas apenas uma pequena elite tem condições de exigir e pagar pelas frutas e verduras impecavelmente selecionadas, embrulhadas e encaixotadas. Enquanto isto, muito  pepino torto, cebola e batata inferior ao tamanho padrão são deixados na lavoura por falta de mercado.
Mas acho que já escrevi em algum lugar que já existem alguns mercados especializados nestes produtos  classe B.


Este pêssego é uma variedade chamada Daikou-bantou, muito antiga e difícil de ser produzida. Diz a lenda que comendo esta fruta, vive-se 1000 anos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário