☀ ☃ ✿ ✰ 北海道の美味しい、楽しい、美しい、面白いをはじめ、日本の文化、習慣など、日々の生活を通して紹介してます☺ ♨ ♬ ☕ ⚓

29 de ago. de 2012

Batatinhas / Potatoes

Hokkaido é grande produtor de batatas.
O centro de pesquisa agrícola de Hokkaido está lançando novas variedades, vejam que lindas.
A variedade roxa deve ser o Shadow Queen; a vermelha, Inca-no-Hitomi e a amarela, Inca-no-Mezame. A produção ainda é pequena e elas são encontradas em vendas diretas e eventos mas logo-logo deverão aparecer nos mercados.

Geléia de framboesa (raspberry)

As framboesas do quintal que foram colhidas e congeladas viraram geléia.
Apenas framboesas bem maduras e açúcar. 
É ótimo para comer com iogurte natural, rechear rocambole etc.
Humm que fome, vou comer uma bolachinha (tem um biscoito de maizena que chegou outro dia) com queijo e geléia.
...
Gente, isto vicia, não dá pra parar de comer... ainda mais hoje que passei a manhã limpando a casa (desculpas pra comer não faltam). Vocês sabem que no Japão não tem ninguém pra ajudar nos trabalhos domésticos, não é? 



28 de ago. de 2012

Verduras frescas

Vejam que verduras lindas.
Foram adquiridas outro dia no Hokkaido Marché da Universidade de Hokkaido.
Está na moda a palavra Marché, aqui neste caso é uma feira direta dos agricultores. É uma oportunidade dos agricultores divulgarem seus produtos e para os consumidores, é uma oportunidade de encontrar produtos frescos, novidades e trocar idéia com os produtores.



27 de ago. de 2012

Abóbora gigante

Ontem, depois de uma corridinha, de uma meia maratona na cidade de Chitose, aproveitamos pra passar no restaurante-sorvetaria Kacha e olhem o que encontramos, uma plantação da gigantesca abóbora, Atlantic Giant.
Esta é uma abóbora específica para competição de peso e também utilizado como uma atração nos eventos e festivais de Outono para adivinhar o peso da abóbora exposta. Esta abóbora da frente deve ter em torno de 80 kg.

Salada com abobrinha e tomate verde rajado. Sabiam que a abobrinha pode ser consumida crua na salada?
Sopa de milho verde fresco, só disponível nesta época, uma delícia, cremosa e muito doce, porque o nosso milho verde é naturalmente doce.
E sopa de feijão.
 A pizza, como sempre divina, com a massa bem fina e crocante.
O jardim estava animado, com show de mágica e apresentação de piano.

 E voltei para deliciar a sobremesa. Este waffle holandês com mel e sorvete de haskap (lonicera caerulea) estava ótimo. O sorvete já tinha ganhado uma "mordida".
 Bolo de chocolate com sorvete de milho verde.


26 de ago. de 2012

Outono chegando

As folhas de cerejeira estão mudando de cor e caindo, elas não permanecem no pé por muito tempo depois de ficarem assim bonitas.


Castanha japonesa caída com o forte vento da noite anterior. Nesta época costuma chover e ventar forte devido aos taifus.

Flores da época - Aoi

Uma Malvacea, parente bastante próximo do hibisco.
Temos muitas variedades delas nos parques, formando grandes arbustos e cheio de flores.



23 de ago. de 2012

Frutas da época, pêssego

A província de Fukushima é grande produtora de pêssego.
Quando o meu marido vai pra lá nesta época, obrigatoriamente traz pra nós uma caixa de pêssego delicioso. O pêssego é uma fruta delicada e muito cara, utilizado muito para presente, como a uva e o melão. Este pêssego tem aproximadamente 300 gramas, nos mercados eles custam ¥200 cada, nas lojas de departamento são vendidos frutos ainda maiores pelo dobro do preço.
Mas observem que estas frutas estão um pouco machucadas, são as frutas fora de padrão, classe B, vendidos por ¥500  a caixa (só comercializado na região produtora).
O grande problema no Japão é a fatia perdida por descarte na classificação dos produtos agrícolas. Dizem que o consumidor é exigente, mas apenas uma pequena elite tem condições de exigir e pagar pelas frutas e verduras impecavelmente selecionadas, embrulhadas e encaixotadas. Enquanto isto, muito  pepino torto, cebola e batata inferior ao tamanho padrão são deixados na lavoura por falta de mercado.
Mas acho que já escrevi em algum lugar que já existem alguns mercados especializados nestes produtos  classe B.


Este pêssego é uma variedade chamada Daikou-bantou, muito antiga e difícil de ser produzida. Diz a lenda que comendo esta fruta, vive-se 1000 anos...

22 de ago. de 2012

O pequeno rio

A 100 metros de casa tem um pequeno rio.
É onde se pesca, as crianças se banham, se faz piquenique, se passeia e é onde vive esta família de pato.
Nesta época está assim, florido e bonito.




21 de ago. de 2012

Cortina verde

E cadê a nossa cortina verde de goya e lúpulo?
Estes últimos dias tem feito muito muito muito calor, 32 graus.
Cuidamos com muito carinho, regamos, adubamos ...
O lúpulo está se desenvolvendo devagar, porém como é uma planta perene,  deve dar mais folhagem nos próximos anos.

Mas talvez Hokkaido não seja propício para goya, desenvolveu pouco e deram apenas 2 frutos, que estão com uns 8 cm e já estão amarelando. O verdureiro perto de casa produz goya, mas na casa de vegetação.




Cheese cake

Um cheese cake para aproveitar os berrys do quintal, raspberry e blueberry.
Muito simples, com forração de biscoito champagne molhado no leite e o creme que é uma mistura de queijo cremoso, creme de leite, iogurte natural drenado (escorrido por mais ou menos 1 hora sobre toalha de papel na geladeira), açúcar e um pouco de gelatina em pó sem sabor.

Samurai Blue X Venezuela no Sapporo Dome

No dia 15 de Agosto tivemos o jogo de futebol da Seleção japonesa X Seleção da Venezuela no Sapporo Dome.
O futebol feminino, vice-campeã olímpica de Londres e campeã da Copa do ano passado, evoluiu muito nestes últimos anos. Mas o masculino cresceu gradativamente nestes 10-15 anos, num passo um pouco lento se comparado com o feminino, mas sem dúvida, um passo muito firme.
Aumentaram o número de clubes da J League (primeira divisão) e J 2 (segunda divisão), e os jogos estão atraindo mais público. 
Os jogadores estão saindo para Europa contratados pelos clubes da Inglaterra, Alemanha, Rússia, Itália... trazendo técnica, vitalidade, malícia... experiência.

Resultado: ficou muito difícil conseguir um bilhete para as partidas, eles são vendidos online, mas esgotam em questão de minutos. Desta vez consegui o bilhete através de um amigo e fomos lá uniformizados, com a camisa da seleção.




O resultado do jogo? 1X1. 
Não foi uma grande partida. Tanto Venezuela quanto Japão estão ainda em fase de classificação para a Copa e deveriam mostrar um desempenho melhor.

15 de ago. de 2012

Flores da época, hortencias

Perto de casa tem um Jinja (templo shintoísta), estive lá hoje pra fotografar as hortencias e aproveitar para deixar uma moedinha.
Fiquei encantada com a variedade das flores e a manutenção caprichada.
As flores já estão quase terminando, mas ainda consegui bastante foto.




12 de ago. de 2012

Haruya ・  はるや

kimuchi com salmão, ótimo!

uma combinação muito interessante de ingredientes, de tempero... muito bom.
nama-harumaki (spring-roll cru) com abacate, sashimi de vieiras e muito alface ... delícia. 

arroz cozido com polvo, bem temperado, muito gostoso.
croquete de arroz com moti, para comer com o umeboshi (ameixa curtida), interessante.
a embalagem do shoyu estava muito fotogênica.
É um restaurante bem japonês, que oferece peixe assado, pratos à base de tofu etc. mas é muito interessante a inovação misturando os ingredientes tradicionais com os modernos temperos.

ごはんや はるや (ごはんとお酒とコーヒー)
〒064-0804 札幌市中央区南4条西20丁目1−17
Tel: 011-552-4888

Visita no meu quintal


Olhem que bonitinho, quem estava passeando no meu quintal.
O bichinho ficou assim posando pra eu poder tirar a foto bem de perto.
Fui pro mercado, quando voltei ainda estava no mesmo local.  Joguei um pouco de água sobre a madeira com o regador,  e ele tomou.

Hitachi Oguro

Um doce da cidade de Mito, Ibaraki-ken.
A massa é super leve, sem gordura e pouco açúcar.
O preto é um tipo  de feijão "hana-mame". É um feijão muito graúdo e levemente adocicado, normalmente apreciado cozido com açúcar. Contém alto teor de antocianina, 3 vezes o teor da soja preta e pouca gordura, 1/9 apenas, portanto bastante valorizado pelos aspectos nutricionais.

8 de ago. de 2012

New Chitose Airport

Outro dia no aeroporto, enquanto esperava pela filha que estava chegando de Fukuoka, aproveitei pra visitar a parte que foi inaugurada no ano passado, fica entre o terminal doméstico e o internacional e é onde foi criado um grande espaço pras crianças, mas com certeza gente grande também aproveita.

Como já era tarde, estava tudo fechado e deserto.