☀ ☃ ✿ ✰ 北海道の美味しい、楽しい、美しい、面白いをはじめ、日本の文化、習慣など、日々の生活を通して紹介してます☺ ♨ ♬ ☕ ⚓

14 de jan. de 2012

Gases causadores do efeito estufa originados da compostagem

Hoje fui estudar, participar de um science café.
Science café é uma iniciativa que tem se tornado até bastante popular ultimamente, onde os pesquisadores tentam se aproximar do público, expondo os seus trabalhos e criando um debate descontraído recebendo críticas e sugestões de pessoas que muitas vêzes são completamente leigas no assunto.
Hoje o assunto era 'como reduzir a produção do gás N2O durante a compostagem do esterco do gado leiteiro'.
O gado leiteiro produz em torno de 45 kg de dejetos sólidos e 12 kg de dejetos líquidos por dia ( o gado de corte produz a metade disto). Como Hokkaido tem um grande rebanho bovino (850mil cabeças de gado leiteiro e 400mil cabeças de gado para corte), o tratamento adequado dos dejetos tem um valor relevante na economia e na ecologia.
É muito comum ouvirmos falar que CO2 é o responsável pelo efeito estufa, isto porque ela está presente na atmosfera em maior concentração. Porém, o gás metano (CH4) tem um efeito 25 vêzes maior que o CO2 e o óxido nitroso (N2O) tem um efeito 300 vêzes maior que o CO2 no aquecimento global.
Quer dizer, uma pequena alteração na concentração de CH4 e do N2O poderá causar grande aquecimento global.
O gás metano é produzido no rúmen do boi, durante a ruminação e é expelido pelo arroto, o qual corresponde de 15 a 20%  do total do gás metano produzido e expelido ao ar.
Mas o assunto principal de hoje era como reduzir o N2O do processo da compostagem.
Das pesquisas realizadas até agora, conseguiram verificar em que condições é produzido o N2O, mas ainda não existe uma forma prática de como fazer para evitar a sua produção. O ideal seria transformar NH4+ diretamente para N2 que é a forma de nitrogênio encontrado na atmosfera naturalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário