O aspecto não é muito bonito, mas é uma de-lí-cia.
É um produto hiper-natural, sem conservantes ou adoçantes, mas é muito doce.
É feito de um caqui com tanino.
Pega-se o caqui bem fresco, descasca-se, borrifa-se shoutyu (aguardente japonês) e pendura na varanda pra secar, num local bem ventilado e onde tome sol. Cuidar pra não pegar chuva. É só. Depois de 2 semanas a um mês, estará doce e sem tanino. O tempo para secar depende do gosto, se preferir mais suculento, não deixar ressecar tanto.
O caqui desidratado perde um pouco da vitamina C, mas é rico em açúcares, caroteno e fibras.
Até parece que fui eu quem fez, mas não foi. Foi a sogra que mora em Tokio.
O pratinho de cerâmica é meu hand-made.
26 de jan. de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Thank you for any other wonderful article. The place else
ResponderExcluirmay just anybody get that kind of info in such a perfect
approach of writing? I've a presentation next
week, and I'm at the search for such information.
my blog ... Garcinia Cambogia Reviews
Hi, thanks for visiting my page. You can try these pages, it's in japanese, but simple to understand, I hope.
Excluirhttp://ja.wikipedia.org/wiki/干し柿
http://marron-dietrecipe.com/desert/desert_tsurushigaki.html
http://www.pref.kanagawa.jp/cnt/f450009/p580730.html
http://kaki.tozanbo.com/shop/how-to.htm
Bom dia. Eu gostaria de fazer caqui seco, acho que vou gostar. Você pode me dizer qual é o tipo de caqui mais indicado? E como se faz para dependurar? Eu compro no mercado, geralmente eles não tê cabo. Muito obrigada pela atenção.
ResponderExcluirOi, o caqui que utilizam é o shibugaki, que amarra, com tanino. E para pendurar é preciso que tenha o cabinho (veja a foto), e eles são amarrados com linha, aqui temos a cordinha de algodão muito utilizado na cozinha chamado "taco-ito". A sogra compra os caquis direto do produtor. Boa sorte!
Excluirtenho um pe de caqui em casa e frutifica muito,gostaria de saber o ponto de apanhar o caqui,e esta cachaça,onde encontro ou posso usar a nossa,brasileira
ResponderExcluirOi, desculpe a demora em responder.
ResponderExcluirNão há problema em usar a cachaça brasileira, pois é apenas para esterilização, para evitar o desenvolvimento de bolores.
Quanto ao ponto de colheita…
Achei uma página que explica como fazer o Anpogaki http://www.geocities.jp/awa_kitagata/annpo.htm que é um caqui seco mas suculento e mole por dentro (dá pra ver nas fotos). Para fazer este tipo de caqui, se adquirir um caqui duro, deixar curar ou seja, esperar alguns dias até que a parte superior (próximo ao cabinho) amoleça um pouco e a fruta quando descascada fique um pouco melequenta. Esta cura vai reduzir o tempo de produção do caqui seco. Nesta receita recomenda o pré-tratamento de fumigação com enxofre ou banho de água quente (o resultado final não difere). Secar pendurado (ou sobre peneira) no sol ou na sombra (aqui também o resultado final não difere). Depois de secar por alguns dias ~ uma semana e a superfície murchar e amolecer, massagear o caqui com cuidado para não estourar (usando uma luva plástica para não contaminar) para apressar a cura e fazer um caqui bem macio, suculento e doce. Se não massagear, vai demorar para que o caqui fique mole até o miolo e enquanto isto ressecará a superfície.
Mas depende do gosto do freguês, se você quiser um caqui sequinho como banana passas, escolha um caqui que não seja muito grande e bem durinho. Descasque, pulverize cachaça e deixe secar. O problema é a temperatura, a umidade do ar, moscas … Espero realmente que você possa adaptar ao seu estilo e possa produzir um novo "alimento", fazendo um bom aproveitamento do seu pé de caqui.
Um grande abraço.