☀ ☃ ✿ ✰ 北海道の美味しい、楽しい、美しい、面白いをはじめ、日本の文化、習慣など、日々の生活を通して紹介してます☺ ♨ ♬ ☕ ⚓

31 de jan. de 2012

Preparativos para o Festival de Neve (5)

O Festival de Neve está se aproximando. Começa no dia 6, segunda-feira, e as obras já estão na reta final. 
A rampa para os saltos acrobáticos de esqui já está quase toda revestida de neve.

Os monumentos e objetos em gelo também estão pegando forma no Parque Odori, altura 2chome, quase aos pés da torre de TV.
Só por curiosidade, um bloco de gelo (abaixo) pesa 120kg.
Vamos ver no que vão se transformar estes blocos e esperamos que o tempo coopere. Esperamos que o frio se mantenha para que os monumentos se conservem transparentes e bonitos.



30 de jan. de 2012

Hacobune


Hoje, na passarela que liga as estações Odori-Sapporo, havia um espaço hiper-animado, infelizmente, assim que cheguei terminou o show.
Estava tendo a apresentação do grupo PISTOL BUGGIE SUICIDE, pela iniciativa de Hacobune, um website que trabalha principalmente junto com os músicos amadores e anônimos que não têm espaço para apresentar os seus trabalhos, porém está aberto também para os comerciantes, câmaras de comércio, vilas e cidades, grupos de jovens, círculos culturais que estejam com dificuldade de mostrar os seus produtos e suas idéias.
Ajudando, dando forças a estas pequenas iniciativas dos cantos de Hokkaido, Hacobune quer que Hokkaido se torne cada vez mais forte e animado. É também o meu desejo e o desejo de todos.
Viva Hokkaido!

29 de jan. de 2012

Café Brasil ・ Mary School




A Mary fez hoje uma festa brasileira, com a nossa comida típica (arroz, feijão,  frango assado, salada de verduras frescas, purê de batata, pudim de leite, pão caseiro etc.) e um show de capoeira pelo Cordão de Ouro Sapporo.
A Mary que é mãe de 3 filhos, que já não são crianças, e como adora crianças, está dando aula para crianças e adultos, de linguas (português, espanhol, inglês), pilates, dança hip hop, violão, culinária etc. e ainda mantém no mesmo prédio da escola, um restaurante onde fornece almoços em estilo ocidental de segunda a sábado. E como se todas estas atividades já não bastassem, de vez em quando ela faz festas de confraternização.
Como ela tem um círculo de relacionamento muito grande e variado, a festa é uma ótima oportunidade para deliciar a comida genuinamente brasileira e conhecer gente nova e interessante.
E hoje, a festa foi completa com uma extraordinária apresentação de capoeira acompanhada do gostoso ritmo de berimbau e pandeiro.
Mas, como adoro doces e sobremesas, não posso deixar de falar do pudim e do café. Legítimos, excelentes!

Ah, o endereço da Mary School / Café Brasil: Sapporoshi Kiyotaku Kiyota 10-3-1-17
E o endereço web: http://www.mary-school.com para mais detalhes.

28 de jan. de 2012

Keyaki Lamen


Depois da corrida e do frio, nada como um gostoso Lamen.
Passamos por Keyaki Lamen em Susukino.
O meu era o sabor 'picante', mas não estava tão forte na pimenta. Estava ótimo.
Este Keyaki Lamen é muito famoso, apesar do preço um pouco salgado, sempre fazem filas na frente da casa. Por sorte chegamos cedo e não precisamos esperar.

Snow Run


Hoje, participamos de um programa: Jogging no inverno.
Reunimo-nos às 9 e meia da manhã no centro da cidade, tivemos algumas explicações sobre a importância do trabalho físico no inverno (para aqueles que participam de maratonas no verão não perderem a forma no inverno), os cuidados que se deve ter com a pista escorregadia e proteção contra o frio e apresentação dos novos produtos para o jogging no inverno.
Depois da aulinha, pegamos a 'estrada', corremos do centro até o Parque Nakajima (2km), este trecho foi difícil devido às paradas nos sinaleiros, pedestres e neve derretida do sistema de aquecimento para derreter a neve das ruas e calçadas (road heating).
Chegando no Parque Nakajima fizemos uma volta (2km) de reconhecimento do percurso e depois, mais  5 voltas, divididos em 4 grupos conforme a velocidade que cada um se encaixa (4min/km, 5min/km, 6min/km e mais devagar).
Apesar da temperatura (6 graus negativos), vento e neve, enquanto estava correndo não senti frio.
A pista não era muito boa, estava bastante irregular e escorregadia (eu estava com sapato para verão), mas foi uma corrida muito agradável e uma ótima experiência. Se não for por uma iniciativa destas, é difícil criar coragem e se animar a correr num sábado de manhã, nesta temperatura, na neve.
Valeu!

26 de jan. de 2012

Caqui desidratado

O aspecto não é muito bonito, mas é uma de-lí-cia.
É um produto hiper-natural, sem conservantes ou adoçantes, mas é muito doce.
É feito de um caqui com tanino.
Pega-se o caqui bem fresco, descasca-se, borrifa-se shoutyu (aguardente japonês) e pendura na varanda pra secar, num local bem ventilado e onde tome sol. Cuidar pra não pegar chuva. É só. Depois de 2 semanas a um mês, estará doce e sem tanino. O tempo para secar depende do gosto, se preferir mais suculento, não deixar ressecar tanto.
O caqui desidratado perde um pouco da vitamina C, mas é rico em açúcares, caroteno e fibras.

Até parece que fui eu quem fez, mas não foi. Foi a sogra que mora em Tokio.

O pratinho de cerâmica é meu hand-made.

24 de jan. de 2012

Província de Ibaraki

A província de Ibaraki esteve presente no sábado apresentando os seus produtos, pontos turísticos e convidando o povo de Hokkaido para o Festival de Flores de Ameixa (Ume Matsuri) que começa já no dia 18 de Fevereiro. 
Vejam, no dia 6 de Fevereiro começa o nosso Festival de Neve, estaremos no período mais frio do ano e em Ibaraki que fica a mil km, já será primavera. Japão é pequeno mas nem tanto, devido à sua geografia, e ao seu comprimento norte-sul, tem uma diversidade climática que permite desfrutar qualquer estação do ano a qualquer momento (falando um pouco exageradamente). Em Okinawa logo estará liberando o mar para banho. Só por curiosidade, a distância do extremo norte da Ilha de Etorofu em Hokkaido até o extremo sul da Ilha de Okinotori é de aproximadamente 3.000km.

Diz a história que o natô (soja fermentada) surgiu por acaso das sobras da soja cozida para ração de cavalo na localidade de Mito (capital de Ibaraki), em função disto, o natô de Mito é muito popular.
Abaixo o furikake com natô, um produto de Ibaraki. No Japão costumamos usar muito o furikake, que são flocos (farelos) de vários sabores para dar um colorido e tempero ao arroz.

Abaixo o personagem histórico Mito Komon.
O seriado que leva o nome do personagem principal, Mito Komon começou em 1969 e encerrou em 2011 com 43 episódios, é inspirado na vida e andança de Tokugawa Mitsukuni e companheiros. A história sempre repete a mesma linha: Mito Komon e companheiros encontram vândalos durante o seu percurso, os quais são liquidados com as brilhantes lutas marciais.
No evento houve distribuição de galhos de ameixas. No sábado os botões estavam pequenos e bem fechados. Hoje elas já estão em flor. Olhem que graça!
Descobri pela internet que existem em torno de 100 variedades de ameixa para fruta e em torno de 300 para flor. A flor que ganhei é branca com o centro esverdeado, mas penso que as flores de cor rosada e avermelhada são as mais cultivadas.

Achei uma página  Província de Ibaraki em português  deem uma visitada.

Yu Darvish, Thank you and Good Luck!


Hoje teve a conferência de imprensa do jogador de beisebol de Hokkaido Nippon Ham Fighters, o arremessador Yu Darvish que está se despedindo de nós para jogar na Major League, Texas Rangers, com um contrato fabuloso de 51.700.000 dólares.
Veio para Nippon Ham com 18 anos, logo que terminou o colégio e jogou por 7 anos ajudando o time a conquistar vários títulos. Além de ser muito bonito e elegante, é super charmoso e carinhoso com os fãs por isto é super querido pela comunidade. Hoje, aproximadamente 11.000 pessoas foram ao estádio vê-lo e dizer obrigado e boa sorte, numa plena terça-feira, às 4 da tarde.
O povão emocionou-se quando Darvish disse no final da coletiva, que se um dia voltar ao Japão, gostaria de retornar para Hokkaido.

A segunda foto é do estádio  Sapporo Dome , o maior estádio de Hokkaido, palco principal do Nippon Ham, que tem um gramado natural para futebol, o qual  se desliza para fora para tomar sol.

23 de jan. de 2012

Paisagem linda

Hoje de manhã, chegando no centro da cidade deparei-me com uma paisagem linda!
Como a temperatura estava relativamente alta (próximo a zero grau) e sem vento, a neve grudou na árvore e vejam que efeito, um mundo prateado.

22 de jan. de 2012

Ice & Snow Candle



Um evento realizado todos os anos no inverno, principalmente nesta época mais fria do ano, é este de enfeitar as praças e calçadas com as velas de neve ou gelo.
As associações comerciais, escolas, jardins de infância etc. convocam a comunidade para brincar, curtir o inverno e se confraternizarem.
Os brancos opacos são feitos quase totalmente de neve (a água é colocada só para firmar), e os transparentes têm maior proporção de água e demora um pouco mais para endurecer.
Não são lindos?

21 de jan. de 2012

Preparativos para o Festival de Neve (4)

Blocos onde serão esculpidos os monumentos pequenos pelos voluntários que se inscreveram e foram sorteados.
Maquete do monumento que será de gelo.


19 de jan. de 2012

Preparativos para o Festival de Neve (3)


Hoje às 8 e meia da manhã passei pelo Parque Odori e as máquinas já estavam trabalhando a todo vapor. Nevava e fazia muito frio (8 graus negativos).

18 de jan. de 2012

Tudo em nome dos vestibulares

Início de ano é sempre época de provas de seleção e vestibulares para entrar no ginásio, colégio e faculdade e naturalmente todos ficam na torcida mandando força e energia (calorias) ao vestibulando.
E claro, as empresas pegam carona para tentar vender um pouco mais dos seus produtos.
Estes palitos de chcolate da LOTTE têm o nome comercial TOPPO, mas só nesta época do ano eles aparecem nas prateleiras com o nome de TOPPA. 

Toppa em japonês significa ultrapassar, alcançar, passar.

designer original do TOPPO

Estes salgadinhos chips da meiji são conhecidos pelo nome de ka-ru. Nesta época eles aparecem com o nome de u-ka-ru. Ukaru significa passar, ser aprovado.

Que tal, gostaram do espírito? Espírito comercial mas com bastante humor.

17 de jan. de 2012

Preparativos para o Festival de Neve (2)


Já tinha visto por várias vêzes, os shows de saltos acrobáticos de esqui e snow board nos grandes escorregadores de neve no Parque Odori, mas nunca tinha visto este estágio de construção do escorregador. Imaginava que toda a rampa fosse de neve...

16 de jan. de 2012

Katsu-bentô

Almoço de ontem do filho que foi prestar a prova do vestibular.
Lunch-box com empanado é o famoso katsu-bentô.
Katsu em japonês significa o empanado (normalmente é de filé de porco ou boi), mas também significa vencer (ganhar uma partida) e também viver, ficar ativo.
Portanto, antes de uma partida ou de uma prova, costuma-se comer uma refeição com empanado ou preparar um lunch-box contendo empanado.
O Japão é cheio de trocadilhos e superstições. Outro interessante é o oniguiri (bolinho de arroz) que normalmente tem a forma triangular. Para eventos esportivos, preferem o formato oval ao triangular. Sabem porquê? Para que o atleta não tropece nos cantos (nas pontas) do oniguiri... Não é interessante?

15 de jan. de 2012

Vestibular unificado (センター試験)

Uma vista do Campus do Hokkaido University
Começou ontem e termina hoje a primeira fase do vestibular unificado do Japão.
De forma geral, para se ingressar nas universidades japonesas, é necessário participar desta primeira fase que é unificada e onde é feita a primeira peneirada. Depois os estudantes se inscrevem diretamente nas faculdades que desejam ingressar e fazem a segunda fase diretamente nas próprias faculdades, a qual costuma ter um maior grau de dificuldade.
Algumas faculdades menos concorridas, não fazem a segunda fase e utilizam o resultado da primeira fase para admitir o ingresso.
Em Sapporo, estamos passando um final de semana muito frio, a temperatura tem chegado a 12 graus negativos de madrugada, mesmo durante o dia não sobe além dos 5 graus negativos. Mas felizmente não tem nevado ou ventado forte que prejudique o trânsito. Tem anos que o trem e as estradas ficam interditadas prejudicando o acesso dos vestibulandos.

14 de jan. de 2012

Gases causadores do efeito estufa originados da compostagem

Hoje fui estudar, participar de um science café.
Science café é uma iniciativa que tem se tornado até bastante popular ultimamente, onde os pesquisadores tentam se aproximar do público, expondo os seus trabalhos e criando um debate descontraído recebendo críticas e sugestões de pessoas que muitas vêzes são completamente leigas no assunto.
Hoje o assunto era 'como reduzir a produção do gás N2O durante a compostagem do esterco do gado leiteiro'.
O gado leiteiro produz em torno de 45 kg de dejetos sólidos e 12 kg de dejetos líquidos por dia ( o gado de corte produz a metade disto). Como Hokkaido tem um grande rebanho bovino (850mil cabeças de gado leiteiro e 400mil cabeças de gado para corte), o tratamento adequado dos dejetos tem um valor relevante na economia e na ecologia.
É muito comum ouvirmos falar que CO2 é o responsável pelo efeito estufa, isto porque ela está presente na atmosfera em maior concentração. Porém, o gás metano (CH4) tem um efeito 25 vêzes maior que o CO2 e o óxido nitroso (N2O) tem um efeito 300 vêzes maior que o CO2 no aquecimento global.
Quer dizer, uma pequena alteração na concentração de CH4 e do N2O poderá causar grande aquecimento global.
O gás metano é produzido no rúmen do boi, durante a ruminação e é expelido pelo arroto, o qual corresponde de 15 a 20%  do total do gás metano produzido e expelido ao ar.
Mas o assunto principal de hoje era como reduzir o N2O do processo da compostagem.
Das pesquisas realizadas até agora, conseguiram verificar em que condições é produzido o N2O, mas ainda não existe uma forma prática de como fazer para evitar a sua produção. O ideal seria transformar NH4+ diretamente para N2 que é a forma de nitrogênio encontrado na atmosfera naturalmente.

12 de jan. de 2012

Preparativos para o Festival de Neve (Yuki Matsuri)


No Parque Odori, centro de Sapporo é realizado todo ano, em Fevereiro o Festival de Neve.
Passei por lá para ver o andamento dos preparativos dos monumentos.
No dia 7 de Janeiro iniciou o carregamento da neve para o Parque Odori e Tsudomu, locais onde serão construídos os gigantescos monumentos e escorregadores em neve. Serão 6.500 cargas de caminhões de 5 toneladas de neve puríssima e branquíssima trazidas dos arredores de Sapporo.
O 63˚ Festival de Neve iniciará no dia 6 e vai até o dia 12. Como há o perigo de desmoronamento dos monumentos, logo após o encerramento do Festival, no dia 13 de manhã já começam a destruição dos mesmos, o que é também alvo para visitas e excursões.
Site oficial do 63˚ Festival de Neve de Sapporo


10 de jan. de 2012

Que frio!!!


Esta foi uma manhã muito fria, às 6 da manhã fazia 12˚C negativos e tinha nevado muito de madrugada, vejam que paisagem linda, adoro quando os galhos ficam cheios de neve.
Mas toda esta neve cai logo assim que o sol bate.
Hoje, apesar do frio da madrugada, no período da manhã fez um sol muito gostoso e a temperatura chegou próximo a 0˚C. Até desliguei o aquecedor por algumas horas.

9 de jan. de 2012

Biscoito de aveia e uva passas

Hoje, dia 9 de Janeiro era feriado nacional para a cerimônia da maturidade.
Como o pessoal estava em casa, resolvemos fazer uns biscoitos para o lanchinho.
Digo, pedi para a filha fazer, que estava há algumas horas brincando no computador.
É um biscoito muito simples de fazer e muito gostoso.
Pra quem quiser fazer, vai a receita:

Biscoito de aveia e uva passas

90g manteiga sem sal (temperatura ambiente)
90cc açúcar mascavo
80cc açúcar cristalizado
1 colher de sopa de ovo mexido
algumas gotas de essência de baunilha
240cc de aveia
150cc de farinha de trigo
0,5 colher de chá de fermento em pó
1pitada de sal
180cc de uva passas

* Como usei manteiga comum (com sal), não acrescentei a pitada de sal.
   No lugar do açúcar mascavo, utilizei um açúcar marron que temos aqui (san-on-tou).

Modo de preparo

Na manteiga amolecida (a filha colocou no microondas e acabou esquentando mas não teve problema) adicionar os açúcares e bater até que fique bem cremoso.
Adicionar o ovo e a baunilha e misturar bem. Acrescentar a aveia, o trigo, o fermento e o sal e misturar bem.
Acrescentar as uvas passas.
Fazer bolinhas e colocar na forma forrada, deixando bastante espaço entre elas pois elas se derretem.
Assar em forno pré-aquecido a 190C por 12 a 15 minutos, até que fiquem dourados.

Estes biscoitos são bons de fazer porque nunca dão errado, mesmo que não faça na medida certa, ou mesmo que troque algum ingrediente, sempre fica gostoso. Ideal para o meu tipo de personalidade que não se prende em minúcias e tem o lema 'se não tem cachorro caça com gato'. Também se as comidas  ficarem sempre iguaizinhas acho que não tem graça, tem que estar sempre variando.

8 de jan. de 2012

6th International Culture Festival HUISA

A HUISA (Hokkaido University International Students Association) realizou hoje, o seu 6˚ Festival Internacional de Cultura (Bunkasai) no L-plaza em Sapporo.
Teve apresentação de dança, música, instrumentos musicais e fashion show de vários países como o Brasil, Nepal, Rússia, Indonésia, Índia, Sérvia etc. pelos estudantes da Universidade de Hokkaido e convidados especiais.
Pelo Brasil, teve a participação da Escola de Samba Hokkaido Urso da Floresta de Sapporo e houve também a apresentação de Carnaval de Salão com uma música hiper-animada e fantasias super coloridas e alegres.
O carnaval em Sapporo começou cedo, êta galera animada!

Escola de Samba Hokkaido Urso da Floresta

Carnaval de Salão

Dança e música de Nepal

Apresentação do Tango Club


7 de jan. de 2012

Nanakusa-gayu (七草粥)



É uma tradição originária da antiga China que veio pro Japão na  era Heian.

No dia 7 de Janeiro, comer de manhã uma papinha de arroz contendo brotos de 7 ervas para descansar o estômago dos abusos das festas e energizar o organismo ingerindo ervas frescas no início do ano é o significado desta tradição. Também acredita-se que comer o nanakusa-gayu dá longevidade, proteção contra doenças e ascensão profissional.
As 7 ervas são na sequência da esquerda para direita (segunda foto): hakobera (chickweed), gogyou (cudweed), suzushiro (nabo japonês),  seri (water dropwort), suzuna (nabo redondo), nazuna (shepherd's purse), hotokenoza (nipplewort) e são ervas fáceis de serem encontradas nas lavouras.
A refeição de hoje foi acompanhada do peixe (Cololabis saira) assado na grelha e umeboshi (ameixa curtida).