☀ ☃ ✿ ✰ 北海道の美味しい、楽しい、美しい、面白いをはじめ、日本の文化、習慣など、日々の生活を通して紹介してます☺ ♨ ♬ ☕ ⚓

5 de out. de 2012

Frutas, tecnologias


O evento de hoje, na passarela subterrânea que liga a Estação de Sapporo a Odori (que agora batizaram pelo nome de TIKAHO) era a exposição e venda das frutas de Hokkaido e seus derivados.
É outono, época de colheita. Vejam quanta variedade de uvas, peras, maçãs, ameixas...

O senhor deste stand estava me dizendo que a pêra já passou pela climatização (na câmara frigorífica em torno de 2 semanas) e que era necessário deixar na temperatura ambiente por mais uma semana até que fique um pouco macia para poder comer...

No Brasil compra-se nos barracos ou dos caminhões na beira de estrada, produtos desuniformes em caixas e baratíssimos mas deliciosos, direto dos produtores.

Segundo este senhor, a climatização é necessária para o amadurecimento uniforme das frutas e para que no caso da pêra, fique bem macia e suculenta.

De fato, as frutas daqui são caras mas são divinas, a pêra é meio transparente e derrete na boca.


2 comentários:

  1. Olá, hoje, 11 de Outubro, às 10 da manhã aqui no Brasil, vi o programa GATTEN do NHK falando sobre o tempero chamado SANSHOU. realça o sabor natural dos alimentos. É fácil de encontrar aí no Japão? Abraços from Brasil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigada pela visita e por deixar o seu comentário.
      Não assisti este programa, mas sabia do conteúdo pelos comerciais. O sanshou em pó é tão fácil de encontrar nos mercados como a pimenta do reino. Eu gosto muito deste tempero, mas a folha fresca é melhor ainda. Até tenho uma plantinha no quintal. Uma folha fresca sobre uma sopa quente ou um takikomi-gohan (arroz cozido com carnes e legumes) ou takenoko-gohan (arroz com broto de bambu) é excelente.
      Um abraço.

      Excluir