Os ingredientes necessários são: koji-kin (Aspergillus oryzae), arroz cozido e água.
Misturar, colocar num recipiente térmico para fermentar por 10 horas.
Está pronta uma bebida natural, saudável e energética.
Este fungo, já nosso conhecido da fabricação do misô, é eficiente na decomposição do amido e das proteínas, produzindo açúcares, álcoois e enzimas.
Segundo o professor Takeo Koizumi da Universidade de Agricultura de Tókio que apresentou esta receita na TV NHK em 30 de Julho, o amazake contém todos os nutrientes que o corpo necessita como glicose resultado da decomposição do amido, aminoácidos produzidos pela decomposição das proteínas e vitaminas e minerais. Além das propriedades nutritivas, as enzimas auxiliam na digestão ajudando a recuperação de enfermos. Este é um excelente alimento para combater o "natsu-bate", a exaustão do verão (cansaço, falta de apetite e fraqueza).
RECEITA
*Apresentada pelo professor Koizumi:
260g de Koji-kin
2 copos de arroz glutinoso cozido
400ml de água aquecida a 70 graus
Misturar bem e colocar num recipiente térmico e repousar por 10 horas.
Segundo o professor, o arroz glutinoso por conter maior teor de amido resulta num amazake mais doce.
Eu segui a receita acima (mas com arroz não glutinoso) e achei muito concentrado então adaptei-a ao meu gosto: 100g de Koji-kin, 350g de arroz cozido, 350ml de água quente.
Mesmo preparando com o arroz não glutinoso fica doce o suficiente não necessitando adicionar açúcar.
Sirva gelado ou quente.
Pode-se colocar algumas gotas de gengibre ralado, principalmente ao servir quente no inverno, o que ajudará a aquecer o corpo.
Encontra-se o amazake pronto em latas nos mercados, e a forma comum de preparar o amazake caseiro é utilizando o "sake-kasu" resíduo da produção de sakê (massa resultante da prensa do bolo fermentado) ao qual se adiciona água e açúcar.
Depois de uma corrida, ou depois de um dia de trabalho, um copinho do amazake me ajuda a repor as energias.
Saúde!
Kanpai!